6 de dezembro de 2011

how to make an american quilt



a ideia nasceu deste filme, how to make an american quilt. há bem de anos que o visionei, e nom sei se a lembrança que guardo dele tem relaçom com a realidade. estas som as minhas memórias:

típico filme de sobremesa, estreios tv, sentimental, aquilo do que renegamos se queremos ser inteletuais. a típica estória da filha pródiga: menina que antes de tomar a decisom da sua vida (como sempre, casar ou nom casar, essa é a questom) volta á vila de origem a passar uns dias de descanso. 

na casa máter, as mulheres da sua família, tias, avós, amighas de neinice, dedicam as horas a construir para ela um wedding quilt: segundo a tradiçom familiar, antes de cada casamento, as mulheres juntam-se e trabalham, elaborando cada uma um bloco em que (e eis está a aportaçom do filme...) cada uma faz referência ao facto da sua vida que pode servir de aprendizagem para a vida futura da casadeira.

assim, o wedding quilt deixa de ser uma colcha de retalhos para passar a ser uma história das mulheres transmitida de mães a filhas. sempre que mantenham a tradiçom.

eu decidim fazer minha a tradiçom. e para as mulheres pessoas da minha família recolhim no meu livro-manta um manado de mulheres que fórom e que algo nos podem aprender ás mulheres pessoas que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nom há pontada sem fio